Já dizia o velho ditado que “de graça, até injeção na testa”. Não é bem esse o caso, mas queria usar essa frase.
Normalmente, as pessoas que visitam o Negação Lógica estão interessadas em entender, pelo menos, como funciona a política. Outros, mais afincos, querem participar de forma mais ativa e procuram informações/opiniões para discutir de forma sadia e assim promover o debate necessário para qualquer sistema político decente funcionar.
Nos tempos atuais, com a internet se espalhando a todo vapor, é relativamente fácil encontrar informações para entender melhor os sistemas, as instituições, os partidos, os parlamentos, enfim. Quem quer entender um pouco mais sobre política, acha textos suficientes na web.
Mas muitas pessoas, eu incluso, preferem a boa e velha didática de um curso. Com aulas específicas, exercícios, divididos em módulos, e porque não, com um certificado no final para pendurar na parede.
O que poucas pessoas sabem que temos vários cursos à distância, gratuitos e com certificados à disposição de todos os brasileiros na internet. Basta se inscrever e ir fazendo (me senti um operador de telemarketing agora…).
Vou apresentar dois cursos que já fiz, até para não sair indicando sem conhecer. E outros ligados à partidos (que também já fiz alguns, mas não vou dizer quais), que recomedo à quem for fazer que tenha atenção para não cair nas ladainhas ideológicas. No geral, são todos bons. Se conhecer mais algum, nos indique nos comentários!
O primeiro, e o melhor didaticamente, na minha opinião, é o site de EaD da Câmara dos Deputados. Os cursos são mais “técnicos” do que os outros, mas sempre com um foco em cidadania. Tem desde “Como Elaborar um Projeto de Lei?” até “Administração do Tempo”. Também há cursos que tratam do papel do legislativo e dos próprios cidadãos. É bom ficar de olho no site, pois sempre há novidades.
Em seguida, mas não menos importante, o Instituto Legislativo Brasileiro, braço do Senado Federal, também oferece cursos à distância. Estes, mais teóricos, são fundamentais para as pessoas que realmente querem entender como funciona o “sistema brasileiro”. Têm cursos sobre as doutrinas políticas – liberalismo, socialismo, social-democracia, nova esquerda, etc. – e um muito bom sobre o Mercosul. Além de outras opções que vão se renovando com o tempo.
Por último, não vou indicar apenas um, mas vários. Quase todos os partidos têm as Fundações Partidárias (ou Institutos Partidários), fundações estas que têm por função a pesquisa e disseminação dos conhecimentos pertinentes às correntes ideológicas que cada partido abraça. Algumas delas têm cursos online na mesma linha dos oferecidos pelo Senado e pela Câmara, são elas: Fundação Astrojildo Pereira (PPS), Fundação Liberdade e Cidadania (DEM), Fundação Ulysses Guimarães (PMDB), Instituto Maurício Grabois (PCdoB), Fundação Leonel Brizola e Alberto Pasqualini (PDT) e Fundação João Mangabeira (PSB).
Existem alguns outros institutos partidários que não encontrei curso online, mas que vou passar os sites para ninguém dizer que fui injusto. Segue: Fundação Perseu Abramo (PT), Instituto José Luis e Rosa Sundermann (PSTU), Fundação Milton Campos (PP), Instituto Teotônio Vilela (PSDB), Fundação Verde Herbert Daniel (PV), Fundação Instituto Getulio Vargas (PTB), Instituto Álvaro Valle (PR). Se alguém conhecer mais alguma fundação, pode passar nos comentários que eu atualizo o post.
Enquanto o Negação Lógica não oferece seus próprios curso, se divirtam com esses! ¬¬

Imagem: [Jpmdbmoc.com.br, com alterações]

Tags:

20 Comments

  1. Todos nós devemos nos informar sobre o assunto, até para podermos questionar e defendermos nossos direitos. Mas a massa prefere a “cultura” do funk e da Luciana Gimenez, elege o Tiririca e depois reclama… Ah, vá!

  2. Salve…
    Me inscrevi no Site EAD da Câmara dos Deputados…Comecei a fazer e estou gostando..vamos ver, depois mando o Feedback…
    See ya

  3. tenho um grande interesse no curso, pretendo aprender muito pois, quero futuramente me candidatar a vereadora em goiania, so preciso de orientacao

  4. olá preciso fazer um curso político,pois quero ser canditado na minha cidade e tenho dificuldades com as palavras e para não me confudir quero fazer esse curso.
    sou filiado no pps e moro a mais trinta e três anos.

  5. quero fazer um curso de politica ,pois estou me candidatando a vereador em santo antonio do descoberto, GO mais não tenho conhecimento teórico.do assunto.portanto se puder me ajudar ficarei muito grato!

  6. Prezados Senhores,
    Quais são os procedimentos para fazer este curso de formação politica que está anunciando ni site? Gostaria de receber mais informações sobre o mesmo.
    agradeço a atenção,
    Marlene

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *