Continuando nossa série sobre os sistemas econômicos, falaremos hoje sobre o Feudalismo! Afinal, do que se trata o Sistema Feudal? Quem eram os senhores feudais? Os feudos era pequenos pedaços de terra ou equivaliam à cidades? Como era a dinâmica do poder? Como é o declínio até chegarmos perto do Capitalismo? É possível fazer um paralelo com a sociedade contemporânea? Tente entender tudo ouvindo mais esse episódio do Negação Lógica, curto, mas recheado! Ouça, discorde, e opine sobre o que quiser! O Negação Lógica é isso aí! Go!
Para quem não sabe o que é podcast, clique aqui.
PARTICIPANTES:

OUÇAM O EPISÓDIO:
[powerpress]
NÓS, NAS REDES SOCIAIS:

LINKS COMENTADOS NO EPISÓDIO:

FEEDBACK:
Pessoal, é muito importante para nós o feedback de vocês. Qualquer dúvida, sugestão ou crítica. Se você gostou ou detestou: comente, mande e-mail ou tweet! Queremos saber se estamos no caminho correto. Nosso e-mail é contato@negacaologica.com e os comentários, dispensam comentários!¬¬
FEED ou iTunes:
Adicione o nosso Feed no seu agregador RSS ou no iTunes: http://negacaologica.com/feed/podcast/. Ou ainda, se preferir, clique aqui e vá direto para os nossos episódios na iTunes Store.

Tags:

6 Comments

  1. Podcast esclarecedor e informativo.
    O feudalismo em si foi um bom modo de produção para a época. Com a Barbárie à solta, quem não era protegido pelo Senhor do Feudo era facilmente exterminado. Mas como a luta de classes e a ambição ao poder é a força motriz da humanidade, logo o feudo se corrompeu, apareceram os Burgos como a escapatória social, que também se corrompeu.
    Uma calamidade, como dito no Podcast, não consertaria a sociedade. Haveria um retrocesso ao feudalismo. Podemos ver no Game Fallout, (como se game fosse referência)
    Manolagem… ótimos podcasts… mas aguardo um sobre a Revolução Francesa.
    Abraços
    Daniel Lopes
    29 Anos
    Belo Horizonte – MG

  2. Boa tarde, Senhores.
    Antes de mais nada, achei que este episódio ficou com cara de Visão Histórica, ainda mais com a participação do Rodrigo, do Quarto Sinistro.
    Cheguei a pensar que o Negação Lógica se resumisse a temais atuais. E por falar nisso, que tal um episódio discutindo as denúncias de corrupção apresentadas no Fantástico de 18/03? O Sr. Nelson Nerdanderthal chegou a redigir um texto sobre isso no seu blog Na Era do Nerdanderthal. Segue o link: http://nerdanderthal.blogspot.com.br/
    Vamos ao episódio.
    Gostei muito da comparação entre Feudalismo e Capitalismo. Pra mim pouca coisa mudou. Acredito que a diferença é que o “governo” não é mais fracionado em feudos. Agora temos presidentes, governadores, prefeitos e toda a corja que os acompanha.
    O antigo Senhor Feudal agora virou empresário e continua — como outrora — detendo os meios de produção, enquanto o proletário, antigo vassalo, agora trabalha em troco de um punhado de dinheiro. Deste dinheiro que o vassalo recebe, uma grande parte é destinada ao pagamento de impostos, que visa, entre outras coisas, garantir a sua segurança. Como disse antes, pouca coisa mudou.

    Manifesto de Comunismo em Edição de Luxo é o paradoxo mais perfeito que já encontrei! Parabéns Comunistalistas!
    Abraços a todos.
    aLx

    Para esclarecer, lá pelos inícios do ano 2000 fui me cadastrar em um fórum de discussão sobre Design e Produção Gráfica. Tentei me cadastrar como ALEX, mas já tinha um usuário com este nick. Aí, apenas removi o “E” e deixei alx. No entanto, meu nome é ALESSANDRO e não Alex ou Alexandre.

  3. Fala ai,
    Ep. bem completo. Acho q faltou falar de além de ser explorado pelo seu Sr. Feudal era tbm pela igreja q levava seu dizimo.
    Hj em dia tem o governo pra fazer isso. rs
    Abraço.

  4. Achei o podcast muito informativo. Alias me irrita essa forma de sempre ser pessimista sobre a sistema politica e as solucões politicas. Acho que no Brasil e necessario ganhar confianca nas instituicões do governo. No Brasil o que precisa e alguem defendendo a resposta politica das problemas. A sistema politica falta credibilidade por causa da falta na sistema de ideologia. Pessoas com opiniões e fe nas grandes pensamentos, nao vai mudar de opinião sobre reforma agraria. Nunca entendi a ideologia de PMDB por exemplo. Por que existe este partido? Há alguem que acredita que eles tem a grande resposta? Para mim é o brasileiro ordinario que tem que se involvir no processo politico. Se a unica resposta e que todos são corruptos nada vai mudar. O poder não muda o politico e so que hoje, politica so atrai pessoas com intencões malas.
    Eu acho que voces deviam fazer uma programa sobre capital social e como a comunidade pode ser parte do processo politico, mas que so votar….
    abracos Philip(dinamarca)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *