022

Salve, salve, pátria amada! Está no ar o vigésimo segundo episódio do podcast Negação Lógica!(para quem não sabe o que é podcast, clique aqui). Como já de costume às segundas-feiras(ops… hoje é terça, eu sei… mas tá valendo!)!

Hoje nos reunimos, Profº Einstein, Pastor Goethe e Sr. Freud, para falarmos sobre preconceito racial, racismo ou descriminação, chamem como quiserem! Vamos desmistificar esses nomes usados equivocadamente! O preconceito é inerente ao ser humano? Ou é imposto pela sociedade? Tem fim, ou será eterno? E as cotas, são válidas? Essas e outras discussões foram levantadas e derrubadas durante o episódio! Baixe, ouça, e é claro: opine, afinal, não é a nossa opinião que importa… E sim a de vocês!

FEEDBACK:

Pessoal, é muito importante para nós o feedback de vocês. Qualquer dúvida, sugestão ou crítica. Se você gostou ou detestou: comente, mande e-mail ou tweet! Queremos saber se estamos no caminho correto. Nosso e-mail é contato@negacaologica.com. Ou se preferir, nos siga no twitter! E os comentários… Dispensam comentários!¬¬

FEED ou iTunes:
Adicione o nosso Feed no seu agregador RSS ou no iTunes: http://negacaologica.com/feed/podcast/. Ou ainda, se preferir, clique aqui e vá direto para os nossos episódios na iTunes Store.
Sem mais delongas…
OUÇAM O EPISÓDIO:
[powerpress]

Tags:

18 Comments

  1. Cast ótimo como sempre.
    Só uma pequena correção: a cidade que concorria com Roma no comércio do Mediterrâneo se chamava CaRtago, e não CataRgo, e a população dela não era africana (apesar da cidade ser no norte da África), mas sim do Oriente Médio (eram uma colônia fenícia) 😉
    Vale lembrar também que os próprios negros escravizavam os negros na África… os portugueses compravam escravos dos próprios africanos, que escravizavam africanos rivais.

  2. Sou contra as cotas por dois motivos que vou falar brevemente:
    1o. Martin Luther King uma vez disse:
    “Eu tenho um sonho que um dia meus filhos viverão em uma nação onde não serão julgadas pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter.”
    E o que a cota faz? Ela por acaso julga as pessoas pelo desempenho?
    2o. O que o Pastor Goethe disse, que nós temos que ser castigados agora por que os negros foram maltratados no passado é ilógico. É como se meu pai cometesse um crime, e eu recebesse a sentença.
    E isso não é justiça, isso é vingança.

    1. #Henrique
      Concordo com você no que dis respeito à vingança. E também concordo parcialmente sobre a analise de desempenho.
      Seria a favor das cotas se elas fossem efetivas. Mas não são. São remendos tentando consertar um erro do passado. Portanto, fica claro para mim, que o ideal em uma sociedade com tanta desigualdade social como o Brasil, seria uma política exclusiva de cotas baseadas em renda familiar, e não em cor da pele…

  3. Se os negros tinham dificuldades pra entrar por causa de sua cor e agora eles tem mais facilidade pra entrar, por causa de sua cor, não muda nada no sentido deles continuarem sendo tratados diferente do resto.

  4. Algumas pessoas tem usado qualquer coisa para falar que é racismo. No caso do jogador grafite, ele foi chamado de “negrito”, não de “macaco”, como foi falado no cast. Pôxa vida, então, ele não é negrito, é “branquito”? Não pode chamar de “negão”, que já é racismo? Ou seja, os próprios negros rejeitam sua cor…

  5. Também sou a favor de cotas sociais, e não raciais. E essas cotas devem ser soluções de médio/longo prazo até o governo resolver melhorar a educação pública. Mas se depender dos nossos governantes, essas cotas serão perpétuas, o que, na minha opinião, só provará a incompetência dos nossos políticos.
    Episódio muito bom. Racismo é burrice!

  6. Um tema que merece mesmo uma discussão.
    Pois o racismo ainda é um tema muito recorrente em nosso meio, muitas vezes de uma maneira disfarçada, como é esse sistema de cotas.
    As pessoas não conseguem aprender a conviver umas com as outras e sempre procuram um motivo qualquer para rebaixar o próximo.

  7. Racismo ainda existe e muito! O pior de tudo é que, muitos negros também são racistas de si mesmo, e outros se inferiorizam. Sendo assim acabam por abrir espaço para que isso se perpetue.
    Sou negra,acho que devemos utilizar o nosso potencial para obtermos conquistas e não da cor da pele ou classe social, por isso sou contra o sistema de cotas.
    Rapazes, parabéns pelo trabalho, minha primeira audição e confesso que adorei.

    1. #Ivan
      Que pena que você parou de assinar, cara. Até agora foi o único que disse isso, mas deve ter um motivo…

      E de fato, é ótimo ver que tem pessoas com opiniões diferentes! Só assim a discussão fica interessante!

  8. Entendo a intenção de vocês de realizar um bom podcast, mas houve falhas que me deixaram decepcionados , acho que vocês podem ouvir este áudio daqui a um ano ou dois e refletir sobre isso.
    Mas, pra não ficar na critica vazia, diria que vocês podiam seguir o exemplo do nerdcast onde um escrotiza e os outros falam sério.
    Um estudo mais aprofundado de um tema tão sensível a tantas pessoas teria sido muito bom, pelo menos não tive a impressão de ter sido feita uma pesquisa sobre o tema e que vocês debatiam apenas sobre o que vocês já achavam deste assunto.
    E, não por fim mas pra evitar me estender demais, deem uma olhada nesse cartoon americano sobre racismo, ilustra bem como foi pra mim ouvir vocês falando sobre cotas, por exemplo.
    http://politicalirony.com/2008/08/08/a-concise-history-of-black-white-relations-in-the-us/

    1. Haha! Entendi… Um fanboy do Nerdcast… Devia ter imaginado(afinal, eu também sou um)

      Bom, Ivan… De fato, não somos como o Nerdcast e nunca pretendemos isso.
      A nossa intenção sempre foi bater um papo sobre os assuntos, dando as nossas opiniões(garanto à você que com bastante embasamento, mesmo que não pareça…), e ouvindo as dos ouvintes. Mas nunca nos dispomos à apresentar “estudos mais profundos”, como você disse. Mas sempre incentivamos que vocês façam pesquisas! Isso sim é ótimo!
      Entendo que você procure um podcast mais didático, e espero que você obtenha êxito na sua busca…

      A charge é fantástica! Não conhecia! Obrigado pela indicação! Se tiver mais sugestões, sinta-se a vontade, aceitamos com prazer!
      Abraços e sucesso!

  9. Desculpe freud, minha intenção foi contribuir, mas relendo o que escrevi vejo que é uma sucessão de equívocos, (sem ironias).
    continuem assim,
    abraços e sucessos

  10. Caracas que maratona fiz para ouvir todos episódios.
    Mas sinceramente esse foi o que mais me deixou perturbado.
    Em primeiro lugar, daonde vcs tiriam que os negros são a minoria???? a menos que vcs estejam falando que a minoria são os que se consideram negros, caso contrário não sei onde vcs vivem.
    Em segundo lugar, foi dificil de aceitar o Goethe a favor das cotas.Sou descendente africano e indígena, mas sou totalmente contra qualquer cota desse tipo. Primeiramente porque é a mesma coisa que dizer aos negros que eles são incapazes de conseguir aquilo por si prórios, e também por aumentar a discriminação, as pessoas não tem que ter tratamento diferente em nenhuma circunstância. Eu sei que não se pode tratar negros brancos igualmente, pois as histórias dos dois são muito diferentes, e tem muito sofrimento na dos negros. Mas se a sociedade tem uma divida para com os negros, nós (homens) também temos para com as mulheres, que desde sempre foi inferiorizada, o que nunca vamos conseguir compensar. E me incomoda mais ainda achar que cotas paga décadas de escravidão e sofrimento em geral.
    Se existe por onde começar a combater o preconceito, tem que ser pela educação, primeiramente para que não haja preconceito entre os próprios negros, como disse a Elaine lá em cima, pois também desde os tempos de escravidão existiam os negros que traiam seus companheiros e inclusive depois os maltratavam como foi feito com eles antes.
    Para finalizar tenho que concordar com o Ivan que pareceu que vcs ficaram meio perdidos nesse cast, e sugiro que façam mais um talvez com alguma participação especial. Para ficar mais completo pois também achei que faltou muita coisa e por isso ficou muito curto.
    Por hora parabéns por todos os casts agora tenho que comentar nos que ainda não comentei.
    Abraço!

  11. Salve, salve nosso povo, começando por nossos caros colega que fazem esse post, um tema um tanto quanto polemico e muito dificil de ser discutido pois apesar de tudo acredito que hoje todos temos preconceitos, seja ele quanto a raça, religião, politica e qualquer outra coisa passivel de preconceitos. Temas bem abordados sobre a necessidade de cotas para vestibular, existe cotas para concurso publico também, seja ela para negros, idosos, asiaticos, tudo isso acredito ser uma tremenda besteira, pois não lembro de momento nenhum na história onde asiaticos e idosos tivem sido escravisados e por isso estamos pagando uma divida vitalicia, acho que com as cotas os beneficiados são aqueles que se enquadra nessa situação e tem um poder aquisitivo bom, pois mesmo com cotas dificilmente ingressa na quem estudou em escola publica a vida inteira, por isso acredito que deveriamos definir cotas por classe social e não simplesmete por uma divida eterna, “o castigo foi feito para melhorar aquele que o aplica” não seria o castigo foi feito para melhorar aquele que está levando o castigo?. Não sigo nenhuma religião, mas acredito em algo maior que nós que faz as coisas serem do jeito que elas são, mas não sou prepotente a ponto de dizer, Jesus está morto e salve zumbi dos palmares, que está morto da mesma maneira. e os dois tiveram sua grande importancia em diferentes momentos, mas a história foi mais generosa como nosso amigo jesus, doque com o zumbi, paciencia, mas que cada um siga sua crença e ideais. Acho complicado falar de um tema como esse sem se expor, sem demonstrar seus próprios preconceitos o que ocorreu algumas vezes. Fora isso ótimo post continuem assim, já ouvindo o próximo. Abraços.

  12. Acho que o racismo deveria ter um estudo mais profundo baseado na psicanalise… O racismo não é uma coisa que sempre existiu, a escravidão sim, é estragédia da humanidade desde quando criamos coisas para caçar e para se defender. O preconceito religioso, por questões ideológicas e por terras a conquistar mantém quase que definitivamente o conflito entre os humanos seguidores de seitas e outras entidades a cerca da manipulação, conversão de pensamentos.
    Não nascemos com preconceitos raciais. O preconceito vem a partir de uma vivencia com a racismo seja sofrendo por ele ou convivendo com quem prega-o. Traumas, manipulações… A principio o racismo parece ser mais um sintoma de histeria que convence fácil a outros humanos que por falta de oportunidades acabam aderindo-se a esse pensamento. É quase o mesmo processo de um religioso. É muito fácil se livrar dos sofrimentos do dia dia na sociedade numa serie de rituais que nos tirará dessa de uma realidade precisando ser mais analisada do que condenada, criticada. O lance da cota aos negros em universidades publicas pode até ter algo a favorecer essa quebra de preconceito já que o povo está cada vez mais fraco, aderindo cada vez mais aos sensos primitivos e pretensiosos que inclui-se na lista o preconceito racial, o problema seria a revolta entre os jovens e como nos EUA, na nossa história, surgir uma cena de guerra inédita, uma zona de conflito entre os brancos e negros, que já não é novidade de que o Brasil perde a cena do seu todo colorido para esse país norte americano. (Pra quem não sabe deu-nos a ditadura militar, a rede globo e outros..)
    Acho que o que vale é isso, ter um estudo mais científico, no caso ao lado da psicanalise, até porque a cor de pele é uma adaptação climática e não tem nada a ver com a mente e com a capacidade de viver em sociedade ou seja lá qual for o lugar, a pré disposição genética e suas alegorias não é o suficiente para explicar esse problema que precisa ser DESVENDADO, o pré conceito racial…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *